Comitê de Gestão de Crise reuniu órgãos estaduais e forças de segurança para alinhar estratégias diante dos riscos de aumento das chuvas no estado. - Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil realizou nesta segunda-feira (22) mais uma reunião do Comitê de Gestão de Crise para tratar dos impactos do fenômeno El Niño em Santa Catarina. O objetivo foi alinhar medidas de prevenção, preparação e resposta entre os órgãos estaduais após a confirmação do fenômeno climático.
As autoridades acompanham os efeitos associados ao El Niño, especialmente o aumento do volume de chuvas em diferentes regiões do estado. O fenômeno pode elevar o risco de alagamentos, enxurradas e outros eventos climáticos extremos, exigindo planejamento antecipado dos órgãos responsáveis.
O encontro foi conduzido pelo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel BM Fabiano de Souza. Também participaram secretários de Estado envolvidos nas ações previstas em decreto, representantes de órgãos estaduais, forças de segurança, equipes técnicas e demais autoridades.
Durante a reunião, os participantes discutiram estratégias integradas para fortalecer a prevenção e a capacidade de resposta diante de possíveis ocorrências relacionadas ao El Niño. A proposta é manter os órgãos estaduais alinhados para agir de forma coordenada caso haja necessidade de atendimento à população.
A atuação conjunta entre Defesa Civil, forças de segurança e demais órgãos estaduais busca ampliar o monitoramento das condições climáticas e garantir uma resposta mais rápida em situações de emergência. As ações preventivas fazem parte do planejamento do Governo de Santa Catarina para reduzir os impactos causados pelo fenômeno.
Fonte: ClicRDC



