Instabilidades típicas de verão provocam pancadas intensas e mantêm alerta para alagamentos e destelhamentos. - Foto: Divulgação
Santa Catarina terá uma semana marcada por calor intenso e temporais típicos de verão, com risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e queda de árvores, especialmente entre a tarde e a noite. As temperaturas podem chegar aos 38°C no Oeste nos próximos dias.
Nesta terça-feira de Carnaval, as condições para temporais permanecem em todo o estado, impulsionadas pelo calor, alta umidade e instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. A chuva pode ocorrer de forma intensa em curto período de tempo.
As temperaturas ao amanhecer variam entre 19°C e 26°C no Oeste, Litoral e Vale do Itajaí, e entre 16°C e 20°C nos Planaltos e Meio-Oeste. À tarde, as máximas superam os 30°C em grande parte do estado, podendo alcançar 35°C a 36°C no Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Quarta-feira (18)
Na Quarta-feira de Cinzas, as instabilidades perdem força, mas ainda há previsão de temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite. O risco para ocorrências associadas ao mau tempo é considerado baixo a moderado.
As temperaturas seguem elevadas, com máximas acima dos 30°C na maior parte do estado e chegando aos 36°C em áreas do Oeste.
Quinta-feira (19)
A quinta-feira começa com tempo mais estável, mas a aproximação de uma frente fria e a atuação de uma área de baixa pressão favorecem o retorno das instabilidades entre o final da tarde e a noite.
O risco permanece baixo a moderado para alagamentos pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica. As máximas continuam elevadas, podendo passar dos 35°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte e atingir até 38°C em áreas do Oeste.
Tendência para sexta e sábado
Na sexta-feira (20) e no sábado (21), os temporais típicos de verão voltam a ganhar força, principalmente entre os Planaltos e o Grande Oeste. No Litoral, a circulação marítima mantém maior presença de nuvens e condições para chuva fraca e passageira.
Fonte: ClicRDC



