Fogo atingiu o Pavilhão dos Países na Zona Azul, em Belém (PA) - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Um incêndio registrado por volta das 14h desta quinta-feira (20) na Zona Azul da COP30, em Belém, foi controlado em seis minutos pelo Corpo de Bombeiros do Pará, após evacuação rápida dos participantes da conferência.
O fogo atingiu o Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, consumindo parte do revestimento dos estandes. No momento do incidente, equipes de segurança iniciaram a retirada imediata das pessoas, o que gerou correria e momentos de tensão nos corredores.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 244 extintores foram utilizados no combate às chamas, além de mangueiras e um efetivo de 56 agentes. As causas do incêndio serão investigadas, com suspeita inicial de curto em equipamento eletrônico. O governador do Pará, Helder Barbalho, informou posteriormente que a situação estava controlada.
A organização da COP30 informou que 13 pessoas receberam atendimento por inalação de fumaça e seguem monitoradas. Como medida de segurança, o governo brasileiro e a UNFCCC decidiram fechar temporariamente a Zona Azul para avaliação estrutural. Uma nova comunicação oficial está prevista para as 20h.
A evacuação ocorreu pelo lado externo do Parque da Cidade, local do evento, e equipes de segurança organizaram cordões de isolamento para orientar o público. A Zona Verde, dedicada a atividades da sociedade civil, teve sua programação suspensa.
Voluntários relataram momentos de correria ao ouvirem gritos de “fire”. Eles destacaram que os treinamentos prévios facilitaram a retirada rápida dos participantes, permitindo que os bombeiros atuassem no controle do incêndio.
Fonte: Agência Brasil/Radio Nacional/Gabriel Corrêa



