Mercado reage à espera de dados econômicos dos EUA - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O dólar comercial subiu para R$ 5,331 nesta segunda-feira (17), influenciado pelo cenário externo, enquanto o Ibovespa recuou 0,47% e terminou o dia aos 156.993 pontos. A valorização da moeda ocorreu durante toda a sessão, intensificando-se nas horas finais do pregão.
A cotação do dólar atingiu o maior valor em dez dias, embora ainda acumule queda de 0,91% em novembro e de 13,74% em 2025. No mercado de ações, o índice chegou a recuar 0,73%, mas reduziu parte das perdas antes do fechamento.
Sem movimentos relevantes no cenário interno, o mercado brasileiro acompanhou as expectativas sobre a divulgação de dados econômicos dos Estados Unidos, represados pelo shutdown de cerca de 40 dias. Os investidores aguardam a ata da reunião do Federal Reserve, prevista para quarta-feira (19), e os dados de emprego, que devem ser divulgados na quinta-feira (20).
As informações são aguardadas para indicar se o Banco Central norte-americano pode iniciar cortes na taxa básica de juros em dezembro. A falta de dados recentes e a incerteza sobre os rumos da política monetária têm aumentado a volatilidade nos mercados globais.



